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A UMAR tem um longo historial de formação. Ao longo dos últimos anos, os públicos-alvo foram-se alterando, assim como os contextos em que as acções se foram desenvolvendo. Começando com sectores de mulheres desempregadas e de comunidades locais, com modalidades de formação prolongadas, temos vindo a atingir também outros públicos, que requerem os serviços de uma associação com vasta experiência e conhecimentos acumulados através de uma relação dialéctica entre a intervenção feminista e os saberes académicos. O acréscimo de responsabilidades nesta área exige, de quem intervém na formação, não só qualidade - que é já reconhecida publicamente -, mas também uma organização, cada vez mais sistematizada, dos recursos formativos. Deste modo, desenvolveu-se um Kit de Formação que pretende constituir-se como um recurso para as equipas, de modo a facilitar a organização da formação, bem como disponibilizar alguns modelos teóricos que podem ou não ser aplicados, consoante os contextos em que se desenvolver a formação. O Kit está dividido em duas partes: 1) Modelos teóricos para concepção, planeamento e avaliação da formação. 2) Modelos de documentos a constar do Dossier Pedagógico, tais como fichas de inscrição, fichas de avaliação, fichas de sessão, assim como indicações básicas a observar em cada formação. PARTE I BREVE INTRODUÇÃO Os referenciais metodológicos apresentados destinam-se a ser utilizados sempre que a UMAR organize cursos ou acções de formação e devem ser adaptados. O referencial metodológico de planeamento da formação tem de ser completado com as fichas de planeamento das sessões onde são definidos os conteúdos, os objectivos, as estratégias, as metodologias, os recursos e os instrumentos de avaliação. Estas fichas constam da Parte II deste kit. Não basta, pois, que seja feito o planeamento da formação em termos de conteúdos e de bibliografia. Torna-se necessário exercitar uma prática de planeamento de sessões com os itens atrás referidos. 1- Referencial metodológico de Diagnóstico das necessidades 2- Referencial metodológico de Concepção da formação 3- Referencial metodológico para o Planeamento da formação 4- Referencial metodológico para a Avaliação da formação 5- Alguns conteúdos de formação
PARTE II BREVE INTRODUÇÃO A existência de um Dossier por cada acção de formação, mesmo que a organização esteja a cargo de outra entidade é de fundamental importância. Devem constar do nosso dossier as características do público-alvo (pois o planeamento de formação depende dessas características), assim como o relatório das expectativas perante a formação, que devem ser solicitados à entidade organizadora da formação. Sempre que possível devem ser celebrados protocolos com as entidades que nos solicitam formação. 1- Questões básicas em qualquer acção de formação 2- Ficha de caracterização do curso ou acção de formação 3- Plano de Formação 4- Ficha de Inscrição das/os formandas/os 5- Processo de selecção 6- Ficha de presenças e de sumário 7- Ficha de avaliação de expectativas perante a formação 8- Ficha de avaliação da acção 9- Regulamento de funcionamento da formação 10. Contrato de prestação de serviços com o/a formador/a externa 11- Relatórios 12- Artigos na área da igualdade de género e da violência 13- Regras de publicitação da formação A UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta é uma associação acreditada como entidade formadora pela DGERT-DSQA nos seguintes domínios: - Concepção de intervenções, programas, instrumentos e suportes formativos - Organização e promoção das intervenções ou actividades formativas - Desenvolvimento/Execução de intervenções ou actividades formativas - Outras formas de intervenção Constituem áreas preferenciais de formação as seguintes: - Violência de Género e nas relações de intimidade - Prevenção da violência de género nas escolas - Igualdade de Género - História das Mulheres - Feminismos e sua evolução - Tráfico de Mulheres - Direitos Sexuais e Reprodutivos - Representações de Género nos media - Capacitação das mulheres para cargos de decisão - Desconstrução de estereótipos e do binarismo de género - Desenvolvimento pessoal e social
Públicos alvo - Jovens - Técnicos/as de Serviços Sociais e de Intervenção na área da Violência - Docentes de todos os graus de ensino - Autoridades e magistrados/as que intervêm na área da violência - Mulheres vítimas de violência - Muheres de sectores sociais desfavorecidos A UMAR dispõe de uma Bolsa de Formadoras/es com formação adequada para as diversas áreas de intervenção/formação Para mais informações: -
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