Introdução
Mulheres e raparigas dos sectores sociais mais fragilizados encontram-se em situações de iliteracia, de difuldades várias em termos de informação e formação que lhes impede ou dificulta encontrar vias de re/organização da sua vida e perspectivação do seu futuro. Neste sentido, esta equipa vem realizando um trabalho de intervenção e educação comunitárias com famílias e grupos sociais particulares em áreas geográficas específicas como Aldoar, no Porto, e Baguim em Gondomar.
1. Diagnóstico
A pobreza, o abandono escolar, o desemprego crónico, as situações de doença ou fragilidade social colocam em risco social raparigas e mulheres de bairro sociais, dos grupos mais pobres e marginalizados e das etnias minoritárias. (Ver diagnóstico social elaborado pela UMAR).
2. Objectivos Objectivos Gerais:
1.Sensibilizar a população geral da área geográfica abrangida sobre temáticas relacionadas com a igualdade, a literacia, a importância da escola o combate à violência doméstica, o planeamento familiar, a educação sexual, a cultura, etc.; 2.Sensibilizar, acompanhar e apoiar grupos sociais específicos no sentido da reflexão, crítica e transformação de valores e práticas sociais assentes em dinâmicas de violência e desigualdade; 3.Construir, com a colaboração e participação activa de cada pessoa e de cada um destes grupos sociais específicos, formas alternativas de resolução de problemas;
Objectivos específicos:
1.1.Realizar campanhas de sensibilização sobre temáticas específicas. 1.2.Realizar sessões de debate públicas locais no âmbito da temática da violência, nomeadamente sobre: os custos humanos e sociais da violência doméstica; o “ciclo da violência doméstica? e a “síndroma de Walker?; a legislação actual e os apoios existentes para as vítimas; as saídas para os agressores; formas de identificar e actuar face a situações de violência doméstica; 1.3.Acompanhar e apoiar continuadamente grupos sociais específicos: famílias, adolescentes abandonantes da escola, mães sós, mulheres desempregadas, jovens em situação de risco social – por vezes, ajudando a encontrar respostas sociais, como por exemplo, no apoio às crianças, na educação familiar, na procura de emprego e formação, etc. 1.4.Realizar workshops específicos sobre temáticas relacionadas directa ou indirectamente com a violência doméstica; 1.5.Trabalhar em parceria no sentido de construir respostas alternativas, através da participação activa e cidadã na resolução de problemas específicos.
3. Actividades a desenvolver 1. Actividades de sensibilização e informação 1.1. Campanhas de sensibilização e informação 1.2. Sessões públicas locais:
- a.Custos humanos e sociais da violência doméstica;
- b.o “ciclo da violência doméstica? e a “síndroma de Walker?;
- c.a legislação actual e os apoios existentes para as vítimas;
- d.as saídas para os agressores;
- e.formas de identificar e actuar face a situações de violência doméstica directa, presenciada, conhecida ou suspeitada.
2. Actividades de acompanhamento e apoio a grupos específicos 2.1. Constituição de grupos específicos (famílias, adolescentes abandonantes da escola, mães sós, mulheres desempregadas, jovens em situação de risco social)para o desenvolvimento de intrvenção comunitária continuada:
- a.identificação dos principais problemas deste grupo;
- b.realização de sessões semanais de reflexão e conscientização sobre a problemática da violência doméstica e problemáticas sociais associadas: os valores e práticas sociais subjacentes, as suas causas sociais, psicológicas, emocionais e económicas;
- c.realização de workshops sobre temas específicos de aprofundamento, de acordo com o grupo específico:
- i.com as famílias: estilos de educação familiar, violência conjugal (física, psicológica, económica e sexual), violência sobre as crianças e cuidados às crianças, violência sobre os idosos e cuidados aos idosos, legislação, empreendedorismo, acompanhamento das crianças, adolescentes e jovens em situação escolar, articulação escola-família, cidadania (informação direitos e responsabilidades individuais e sociais, sobre apoios e respostas sociais existentes e possibilidades e formas de os conseguir, formas de participação activa na comunidade para a resolução dos problemas), planeamento familiar, saúde familiar, resiliência familiar;
- ii.com as mães sós: estilos de educação familiar, violência de eventual parceiro(s), violência contra as crianças e os cuidados a prestar às crianças, legislação, empreendedorismo, acompanhamento das crianças, adolescentes e jovens em situação escolar, articulação escola-família, cidadania (informação sobre direitos e responsabilidades individuais e sociais, sobre apoios e respostas sociais existentes e possibilidades e formas de os conseguir, formas de participação activa na comunidade para a resolução dos problemas);
- iii.com adolescentes abandonantes da escola: comportamentos de risco, planeamento familiar, educação sexual, prevenção da violência, prevenção das IST’s, prevenção da gravidez indesejada (para raparigas e rapazes), a violência no namoro e o ciúme, workshops específicos de sensibilização para a importância da educação escolar e da formação (por ex., literacia, leitura, informática, teatro, dança, desporto, música, concurso de contos, poesia, resolução de problemas de matemática), visitas a locais de trabalho (empresas, universidades, jornais, cooperativas, centros de emprego), cidadania (informação sobre direitos e responsabilidades individuais e sociais, formas de participação activa positiva na comunidade para a resolução dos problemas).
- iv.com mulheres desempregadas: cidadania (informação sobre direitos e responsabilidades individuais e sociais, sobre apoios e respostas sociais existentes e possibilidades e formas de os conseguir, formas de participação activa na comunidade para a resolução dos problemas), violência conjungal (física, psicológica, mocional e ecnonómica), violência contra as crianças e idosos, legislação sobre a violência doméstica, procura activa de formação e de emprego, empreendedorismo, cooperativismo, [nota: este grupo será articulado com a Acção 3. Re/Construção do Projecto Pessoal e Profissional de Mulheres Vítimas de Violência]
- v.Jovens em situação de risco social: comportamentos de risco, planeamento familiar, educação sexual, prevenção da violência, prevenção das IST’s, prevenção da gravidez indesejada (para raparigas e rapazes), a violência no namoro e o ciúme, violência sobre os pais e os idosos, workshops específicos de sensibilização para a importância da formação (por ex., literacia, leitura, informática, teatro, dança, desporto, música, concurso de contos, poesia, resolução de problemas de matemática), visitas a locais de trabalho (empresas, universidades, jornais, cooperativas, centros de emprego), cidadania (informação sobre direitos e responsabilidades individuais e sociais, formas de participação activa positiva na comunidade para a resolução dos problemas), legislação sobre a violência doméstica, procura activa de formação e de emprego, empreendedorismo, cooperativismo, [nota: este grupo é articulado com o Gabinete de Re/Inserção profissional].
3. Trabalho com parceiros sociais para a construção de respostas e alternativas a problemas específicos.
4. Metodologia
A metodologia desta acção será desenvolvida em cinco vertentes:
- a.campanhas de sensibilização
- b.trabalho de conscientização (método Paulo Freire)
- c.compreendendo os significados atribuídos
- d.aprendendendo com os movimentos sociais
- e.trabalho em rede (parceria)
5. Recursos humanos
Responsável: Professora Doutora Maria José Magalhães 1 voluntária ciências da educação 1 voluntária psicóloga 1 voluntária animadora cultural 1 estagiária de educação social 1 líder local (presidente da Comissão de Moradores
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