UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta - O 25 de abril de 1974 está na génese da UMAR. A insubmissão continua presente!
O 25 de abril de 1974 está na génese da UMAR. A insubmissão continua presente!
Comunicado 25042022 1

As mulheres que saíram à rua no 25 de abril de 1974 e nos dias e meses seguintes traçaram um caminho de força, reivindicação e insubmissão que se traduziu em 1976 na formação da UMAR.
Muitas dessas mulheres, que estiveram na ocupação de casas porque queriam uma casa digna para viver, que gritaram nas manifestações "Casas Sim, Barracas Não", que autogeriram fábricas abandonadas pelo patronato, que estiveram nos cursos de alfabetização, a ensinar e a aprender, ajudaram a formar a UMAR, na altura designada por União de Mulheres Antifascistas e Revolucionárias.

Neste ano, em que a publicação das Novas Cartas Portuguesas perfaz 50 anos, queremos erguer a memória em relação a esta obra ímpar da literatura portuguesa e dos feminismos em Portugal.
Queremos, ainda, saudar todas as mulheres, que nestes últimos 48 anos, se têm envolvido nas lutas pela defesa dos direitos das mulheres e contra as suas múltiplas discriminações.
Contudo, existem ainda muitas e muitas mulheres que, nos tempos atuais, se sentem discriminadas, injustiçadas, sem acesso a questões fundamentais como o direito a uma habitação digna, com vidas precárias, sujeitas a violências que podem culminar em femicídios.

É por essas mulheres que a UMAR quer continuar a lutar.
É contra os retrocessos que o conservadorismo quer impor que nos queremos mover.
É para dar mais força aos feminismos plurais dos tempos atuais que agimos.
É para apoiar os caminhos de insubmissão e de autodeterminação das mulheres que existimos.

A Direção da UMAR
25 de Abril de 2022